Desde a pandemia, que este acessório é de uso obrigatório nos espaços fechados como transportes públicos ou supermercados.
Quem opta por máscaras de proteção reutilizáveis depara-se muitas vezes com dúvidas sobre a sua lavagem.
Devemos tratá-las como uma peça de roupa e proceder à higienização após serem utilizadas. Só assim conseguimos reutilizá-las em segurança!
Quanto às máscaras vendidas pelo site da Protect Move a lavagem é simples e rápida: basta irem à maquina com detergente habitual e a 60ºC. Se esta regra da temperatura for respeitada, a Protect Others garante que as máscaras têm uma durabilidade até 50 lavagens.
A lavagem à mão é desaconselhada pelo que torna difícil controlar a temperatura, um dos critérios mais importantes para a correta higienização da máscara.
Quanto à secagem, deve ser sempre feita ao ar e, neste caso, sem utilização de máquina de secar.
A máscara pode ser usada, de forma contínua, por um período de 4 horas. A Protect Others aconselha a que a peça seja sempre lavada ao final do dia ou quando estiver húmida. Também deve ser lavada antes de ser usada pela primeira vez.
Por norma, todas as máscaras de proteção reutilizáveis vêm com algumas informações sobre a temperatura e o tipo de lavagem que pode ser feita.
Este é, sem dúvida, um dado muito importante porque permite higienizar as máscaras sem lhes tirar as propriedades que ajudam a evitar o contágio do coronavírus.
Desinfectantes para lavar máscaras? Não
Muitas pessoas acreditam que higienizar as máscaras com desinfetantes como álcool ou lixívia são benéficos mas isso está errado.
Esse tipo de produtos devem ser aplicados em objetos ou superfícies para destruição de microorganismos mas nunca em máscaras de tecido.
Uma vez aplicado nas máscaras de proteção, o desinfetante pode alterar as características do tecido ou até mesmo criar algum tipo de problema respiratório.