Depois de quase 5 meses de confinamento, as atividades nos estabelecimentos de ensino vão ser retomadas com responsabilidades acrescidas para todos. Os pais são os mais preocupados e aqueles que tentam informar-se ao máximo sobre as regras e cuidados a ter com as crianças.
No que diz respeito ao uso de máscara de proteção, os médicos e especialistas avisam que os bebés e as crianças até dois anos não devem utilizar. Isto porque, as vias aéreas são pequenas e as máscaras podem dificultar-lhes a respiração ao ponto de haver risco de asfixia.
A partir dos 10 anos o uso de máscara de proteção nas crianças passa a ser obrigatório em estabelecimentos de ensino assim como outros espaços fechados tais como supermercados ou transportes públicos em que esta medida se aplica a todos.
Em casa ou espaços ao ar livre não há indicação para o uso de máscara nas crianças desde que mantenham o distanciamento social.
Sendo este um acessório novo na vida das crianças é importante ajudá-las a adaptarem-se ao uso do mesmo procurando, em simultâneo, produtos de qualidade e testados cientificamente.
A Protect Others tem máscaras próprias para crianças com cores e tamanhos pensados para os mais pequenos. São máscaras de nível 2, designadas como artigos têxteis, reutilizáveis até 50 vezes.
Estas máscaras que podem ser compradas em https://protectmove.com/ são constituídas por 3 camadas com acabamento antibacteriano e antifúngico e validadas com selo covid-19 pelo laboratório Equilibrium.
Além deste aspeto, há outro também muito importante e tem que ver com o facto de explicarmos aos mais novos a razão de vivenciarmos esta nova fase.
É bom estarmos com a lição estudada para os “porquês” e mais “porquês”, com respostas claras, lógicas e adaptadas às idades.
Quando esse momento chegar podemos, por exemplo, dizer que o uso da máscara permite-lhes manter os “bichinhos do ar” afastados ou, no caso de ser uma criança mais velha, explicar que a máscara serve para que os micróbios não se instalem no nosso corpo.
Podem ainda experimentar estes acessórios nos peluches ou bonecos preferidos e exemplificarem neles o uso correto das máscaras. Isso vai fazer com que as crianças se sintam mais familiarizadas com a máscara e até acabem por achar graça à sua utilização.